
A cidade de Vancouver, localizada na costa oeste do Canadá já foi eleita por diversas vezes como a melhor cidade para se viver no mundo. E não é para menos, com uma população acolhedora, uma excelente infra-estrutura e paisagens belíssimas, a cidade canadense encanta pessoas do mundo todo. Para os brasileiros, Vancouver é procurada para a realização de intercâmbio e também para o turismo. É muito comum encontrar com as pessoas do Brasil por lá, nos ônibus, pubs e principalmente no SkyTrain (o metrô da cidade).
Clima e Temperatura em Vancouver
Vancouver é considerada por muitos o Havaí canadense, enquanto a maior parte das cidades do Canadá registram temperaturas inferiores a zero grau durante quase todo ano, a temperatura em Vancouver dificilmente atinge os 10ºC negativos no inverno. Já no verão, os termômetros não passam dos 30ºC.
O clima na cidade é bem umido, uma vez que a cidade fica localizada no litoral e a incidência de chuva também é alta, o que faz com que muitos brasileiros façam trocadilhos com o nome da cidade, apelidando-a de “Raincouver” e “Vanchuver”.Durante o inverno o sol se põe muito cedo e por volta das 16h30, o tempo já está escuro. Por outro lado, o dia fica claro até às 21h00 no verão e os parques da cidade se tornam o principal destino dos moradores e turistas.
Dicas de Viagem
Para visitar Vancouver você precisará de passaporte e também de visto. Basicamente existem dois tipos de visto canadense, o de turismo e o de trabalho. Em geral, os brasileiros não costumam ter muitas dificuldades para tirar o visto canadense, mas vale lembrar que quantos mais vínculos você possuir com o Brasil, mas facilidade você terá na hora de obter seu visto.
Uma boa dica para quem vai ficar mais tempo por lá é tirar o visto americano, uma vez que a cidade de Seattle, nos EUA, fica a menos de 2 horas de Vancouver e é um excelente lugar para comprar roupas e sapatos por um preço bem mais em conta do que os encontrados no Canadá.
Pontos Turísticos de Vancouver
Muitas são as atrações para quem visita a bela cidade de Vancouver, dentre os principais pontos importantes a se visitar, destacam-se:
Stanley Park
O Stanley Park é o local ideal para quem é apreciador de ar puro e adora estar em contato com a natureza. Trata-se do maior parque urbano de todo Canadá e pode ser visitado gratuitamente. No local é possível ver pequenos esquilos de pertinho, fazer caminhada, andar de bicicleta e patins.
Vancouver Aquarium
Localizado no Stanley Park, o aquário de Vancouver é o maior do Canadá e conta com muitas espécies que podem ser observadas de perto. O aquário realiza apresentações em horários marcados, onde é possível ver o show dos golfinhos e da baleia beluga.
Science World
Para quem gosta de arte, cultura e ciência, não pode deixar de visitar essa bela obra arquitetônica da cidade de Vancouver. O Science World é palco de exposições e apresentações de diversos temas ao longo dos anos.
Capilano Suspension Bridge
A Capilano Suspension Bridge é um extensa ponte localizada no município de North Vancouver. Com 136 metros de comprimento por 70 metros de altura (acima do rio Capilano), a ponte é um dos locais prediletos dos turistas para registrar a viagem a Vancouver em fotos e vídeos.
Grouse Mountain
Se você se amarra em aventura e cenários paradisíacos, você precisa conhecer a Grouse Mountain em Vancouver. A montanha é destino certo para os amantes de ski e snowboard e é uma das mais belas montanhas de Vancouver.
Gastown
Gastown é um dos cartões postais de Vancouver e é o lugar onde provavelmente você comprará alguma lembrança para os amigos e parentes. Além do relógio que solta fumaça, o local possui bares e muitas lojas, nas quais você encontrará camisetas, chaveiros, copos, cartões postais, bandeiras do Canadá e muito mais.
Granville Island
Não é para menos que uma das atrações mais visitadas de Vancouver seja a Granville Island. Para visitar o local você velejará em um pequeno barco e quando chegar à ilha poderá degustar cervejas artesanais, curtir apresentações musicais e até comprar frutas no mercado.
Vale a pena viajar para Vancouver em qualquer época do ano, pois a cidade oferece diversas atrações tanto no inverno, como no verão. Mas, se você é do tipo que quer mesmo é a neve caindo, então a melhor época para fazer turismo por lá é a partir do mês de dezembro ou janeiro, quando as temperaturas na cidade atingem marcas inferiores a -2ºC.